Angel Food Cake e Indicação de Livro

Essa receita tirei de um livro que uso muito e amo de paixão “Do forno para a mesa” da Publifolha. São receitas assadas com fotos, tudo muito bem explicado.

livro

Angel Food Cake

bolo 15    bolo 9

A primeira imagem foi retirada do livro (com açúcar de confeiteiro polvilhada por cima) e a segunda é minha.

Esse clássico norte-americano é assim denominado (“bolo-alimento dos anjos) por conta de sua levíssima massa branca.

Bolo:

  • manteiga para untar
  • 150 g de farinha de trigo
  • 100 g de açúcar de confeiteiro
  • 8 claras (reserve as gemas para fazer um quindim light que vou passar a receita a seguir)
  • 1 pitada de cremor tártaro
  • 250 g de açúcar
  • gotas de extrato de amêndoas ou baunilha (usei extrato de amêndoas)

Derreta manteiga e use-a para untar generosamente com um pincel a fôrma do bolo, que tem que ser redonda com furo no meio. Preaqueça o forno a 180ºC. 

Peneire a farinha e o açúcar de confeiteiro em uma tigela. Peneire duas vezes para deixar o bolo mais leve. Para obter resultados ainda melhores, tente aumentar a distância entre a peneira e a tigela, fazendo com que a farinha entre em contato com a maior quantidade possível de ar ao cair na tigela. Reserve.

Bata as claras com o cremor tártaro (já fiz sem e fica tão bom quanto) até ficarem firmes. Sem parar de bater, adicione o açúcar, 1 colher de cada vez. Depois de incorporado o açúcar, pare de bater, acrescente a farinha peneirada e o extrato de amêndoas. Misture delicadamente.

Despeje a massa na fôrma até a borda e nivele a superfície com uma espátula. Asse por cerca de 40 minutos ou até ficar firme. Retire o bolo do forno espere uns 10 minutos, então desenforme em um prato (tem que ser no prato que vai ficar o bolo depois de pronto).

bolo 1

bolo 2   bolo 3

Cobertura:

  • 150 g de açúcar
  • 2 claras
  • mirtilos, framboesas, amoras (pode usar também morangos cortados ao meio) para decorar
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar (o meu não tem porque eu esqueci hehehehe)

Coloque o açúcar em uma panela com 4 colheres (sopa) de água. Aqueça, mexendo sempre, até que o açúcar dissolva. Ferva até a calda estar levemente engrossada. Enquanto isso, bata as claras até ficarem firmes. Despeje a calda ainda quente nas claras sem parar de bater, vagarosamente, deixando cair um fio fino da panela no centro da tigela. Bata por mais 5 minutos até que picos firmes comecem a se formar.

bolo 12   bolo 14

bolo 13

Rapidamente, para evitar que a cobertura endureça, espalhe-a com uma espátula por toda a superfície do bolo, fazendo movimentos para criar textura.

bolo 7

Decore com as frutas e, por fim, polvilhe açúcar de confeiteiro com uma peneira fina (lembrando que eu não fiz, pois esqueci). 

bolo 8   bolo 11

bolo 10   bolo 6

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *