Festa da Panqueca

A revista Casa&Comida fez uma matéria muito fofa sobre as amadas PANQUECAS! O título da matéria é “Festa da Panqueca”.

panqueca-zest-casa-e-jardim

Leves e macias, panquecas são uma alegria no café da manhã de domingo. E não só no domingo, a revista mostra que ela é ideal para um brunch, chá da tarde, festa de criança… Além dos recheios tradicionais, como mel e geléia, pode-se usar salmão defumado e creme azedo. As panquecas das fotos são do Buffet Zest Cozinha Criativa, que forneceram a receita.

images

 

Panqueca de Buttermilk

Rendimento 8-10 panquecas

  • 1 xícara de leite integral
  • 1 colher (sopa) de suco de limão
  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
  • 1 ovo
  • 1 colher (sopa) de manteiga derretida

Para fazer o buttermilk, misture o suco de limão com o leite  e reserve por 10-12 minutos. O suco de limão vai talhar o leite  e deixá-lo com uma consistência mais grossa.
Junte  os ingredientes secos, exceto o fermento. Em uma tigela à parte, misture a manteiga derretida, o ovo e o buttermilk. Adicione os ingredientes líquidos aos ingredientes  secos, mexendo levemente com o batedor de arame ou uma colher.
Acrescente o fermento em pó e mexa bem. Aqueça uma frigideira antiaderente untada com manteiga e despeje uma porção da massa usando uma concha pequena (do tipo usado em molheiras).
Cozinhe de um lado até começar a formar bolhas de ar, que indicam que a massa já está cozida. Então, vire a panqueca com a ajuda de uma espátula. A panqueca deve estar dourada. Grelhe o outro lado por 1-3 minutos e sirva.

Você também pode fazer a receita acima em versões míni (foto abaixo). Espetadas no palito, as panquequinhas são mergulhadas na calda de caramelo toffee, também do Buffet Zest.

images (1)

 

Calda de Caramelo Toffee

  • 1 xícara de açúcar
  • 2 colheres de sopa de glucose
  • 1 xícara de água
  • ¾ de xícara de creme de leite fresco
  • ½ fava de baunilha

Em uma panela colocar o creme de leite fresco para aquecer em fogo baixo, abrir a fava de baunilha e raspar a fava, colocando toda a baunilha no creme de leite. Em outra panela, colocar o açúcar, a água e a glicose e levar ao fogo médio. Quando o açúcar derreter e começar a ficar dourado, baixar o fogo e juntar a esse caramelo o creme de leite aquecido, com cuidado pois pode ser perigoso. Misturar vigorosamente com o batedor de arame até virar uma mistura homogênea. A calda deve ficar densa e cremosa, mesmo quente. Reservar e deixar resfriar antes de servir, porém pode também ser servida levemente aquecida, o que vai mudar sua consistência, deixando-a um pouco mais fina.

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/

Procurei por mais inspirações na internet:

download   images (2)   images (3)   images (5)   images (6)   images (7)   fun-shaped-pancakes   images (8)   images (9)   images (10)   images (11)   images (12)   images (13)   images (14)   images (15)   images (17)   images (18)   images (20)   images (21)   images (22)   images (23)   Pancakes   download (1)   images (16)   images (27)   images (24)   images (26)   images (25)

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *