Coberturas de Cupcakes

O toque final nos cupcakes é a cobertura e a sua decoração. Apesar de serem usadas normalmente as coberturas mais tradicionais, o uso de bico de confeiteiro, corantes e confeitos transformam os cupcakes em obras de arte.

Vamos falar das coberturas mais usadas:

Glacê: é feito basicamente de claras de ovos, açúcar de confeiteiro e suco de limão. Há variações de receitas que falam para usar ao invés de claras o uso de claras pasteurizadas ou clara em pó, ao invés de açúcar de confeiteiro o uso do açúcar impalpável, que pode ser feito em casa misturando amido de milho (maizena) com açúcar de confeiteiro, e complementando o suco de limão por ácido cítrico ou substituindo.

cupcake

Buttercream: tem como ingrediente principal a manteiga, como o próprio nome já diz, que batida com açúcar de confeiteiro e essência, geralmente de baunilha, formam uma cobertura bem cremosa.

Receita básica de buttercream:

  • 1 xícara de manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 6 a 8 xícaras de açúcar de confeiteiro (peneirado)
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher de chá de essência de baunilha

Bata na batedeira a manteiga , por cerca de 2 a 3 minutos, até que ela fique cremosa e macia. Acrescente 6 xícaras de açúcar de confeiteiro, o leite e a essência batendo em velocidade baixa e desligue quando a mistura ficar clara e fofa. Caso queira deixar mais consistente, adicione aos poucos as outras 2 xícaras de açúcar, até alcançar o ponto desejado.

buttercream 1 buttercream 2

Ganache: geralmente feito com chocolate meio-amargo, creme de leite, açúcar de confeiteiro e uma pitada de sal, a cobertura tem uma aparência brilhante e ela é fácil de usar por ter uma consistência mais líquida que endurece após trabalhada.

Receita básica de ganache:

  • 1 xícara de chocolate amargo bem picado
  • 1 xícara de creme de leite
  • 4 colheres de chá de açúcar de confeiteiro (opcional)
  • 1 pitada de sal

Primeiro, pique o chocolate amargo bem pequeno, para que ele derreta mais facilmente. Esquente o creme de leite em fogo médio até que comece a ferver. Assim que começar a ferver, desligue e coloque o chocolate picado, mexendo para o chocolate derreta completamente. Quando o chocolate tiver derretido por completo, misture o açúcar e o sal. É opcional colocar umas 2 a 3 colheres de sopa de licor.

Com o ganache é possível trabalhar de 3 formas:

O tipo glacê você pode cobrir bolos e cupcakes com uma colher, e, assim que estiver de pronto, o resultado será uma camada lisa e brilhante. Caso coloque o açúcar na receita ele vai endurecer depois, formando uma casquinha.

ganache

O outro jeito, é levar o ganache a geladeira para ele esfriar e endurecer, ficando com uma consistência durinha como a da trufa. Tire da geladeira e cubra o bolo com a ajuda de uma espátula ou com um bico de confeiteiro.

ganache 2

E o terceiro jeito é bater na batedeira o ganache frio até ele obter um tom mais claro e ficar bem fofo, podendo ser trabalhado com bico de confeiteiro ou com a ajuda de uma espátula.

ganache 3

Pasta Americana: assim como em bolos é usada para decorar cupcakes. Os ingredientes básicos são a gelatina, açúcar impalpável (ou a mistura de açúcar de confeiteiro e amido de milho), água, glucose de milho e gordura hidrogenada (ou manteiga). Ela também é encontrada pronta para uso.

pasta americana 2

Fondant: essa cobertura é líquida e se assemelha ao glacê pela consistência e opacidade. É feita de açúcar de confeiteiro, leite (ou uma mistura de água e glucose de milho) e manteiga.

fondant

Cream Cheese: Inusitado, mas muito gostoso. Batido com açúcar de confeiteiro, o cream cheese fica uma cobertura bem cremosa.

Cobertura de cream cheese:

  • 150g de cream cheese
  • 1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente
  • 2 a 3 xícaras de açúcar de confeiteiro
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha

Bata na batedeira por 3 minutos, mais ou menos, a manteiga com o cream cheese para ficar um creme homogêneo. Junte a essência de baunilha e aos poucos adicione o açúcar de confeiteiro até ficar com a consistência desejada. Use um saco de confeiteiro com bico e decore os seus cupcakes.

cream cheese

Brigadeiro: a nossa tradicional receita de leite condensado com chocolate é excelente também para cobertura de cupcakes.

brigadeiro

Merengue ou suspiro: as claras batidas em neve com o açúcar fazem uma massa leve e delicada, que pode ser levada ao forno para dourar levemente. Este efeito é obtido também, sem precisar levar ao forno, com o uso de maçarico.

merengue

Marshmallow: existem diversas receitas de marshmallow, mas basicamente são feitas com água e açúcar que acompanhados de gelatina incolor, claras, essência de baunilha, cremor tartar e glucose de milho, se transformar nesta cobertura fofa e branquinha.

marshmallow

Os corantes são indispensáveis para criar a infinita gama de cores que deixam os cupcakes bem coloridos e podem ser usados em absolutamente todas as coberturas. Já as essências, exceto a de baunilha, possuem um uso um pouco mais restrito para que os sabores não briguem, porém podem ser acrescentados em várias receitas de cobertura para ressaltar e/ou complementar o sabor.

receitas-faceis-de-cupcake   cupcake 2   CupCake   receitas-faceis-de-cupcake-5

Fonte: http://blog.barradoce.com.br/2010/04/principios-basicos-para-fazer-cupcakes_26.html

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *