Rabanada sem Fritura da Rita Lobo

rabanada 1

Rabanada é um doce de pão de trigo em fatias que, depois de molhadas em leite, vinho ou calda de açúcar, são passadas por ovos e fritas. As rabanadas fazem parte de muitas mesas na ceia de Natal. Servem-se polvilhadas com açúcar de canela.

Essa receita da Rita Lobo é um pouquinho diferente da tradicional, pois em vez de ser frita por imersão ela é dourada na manteiga.

  • 5 pães franceses amanhecidos
  • 2 xícaras (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de açúcar (já troquei o açúcar por adoçante culinário em pó e deu super certo)
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha (ou essência)
  • 3 ovos
  • manteiga para untar a frigideira
  • açúcar de confeiteiro e canela em pó para polvilhar

Na diagonal, corte cada pão em 4 fatias grossas. Num prato fundo, misture o leite, o açúcar e a baunilha. Em outro prato fundo, coloque os ovos e bata com um garfo apenas para misturar. Leve ao fogo médio uma frigideira grande. Enquanto ela aquece, com as mãos, passe uma fatia de pão no leite e, em seguida, nos ovos batidos. Antes colocar na frigideira, junte 1 colher (chá) de manteiga e gire para untar o fundo. Assim que a manteiga derreter, levante a fatia para escorrer bem o ovo e doure cada lado por cerca de 2 minutos. Enquanto a primeira fatia está na frigideira, prepare as seguintes. Coloque quantas fatias couberem de uma só vez, sem que uma encoste na outra. Pressione levemente com uma espátula, para garantir uma capinha crocante por fora. A cada 3 fatias, coloque mais um pouquinho de manteiga. Desligue o fogo e, para manter as rabanadas aquecidas, volte as fatias prontas para a frigideira. Apoie uma na outra, formando uma escama. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e canela em pó. Se for para sobremesa, sirva com sorvete de creme.

Se tiver alguma dúvida, assista o vídeo ensinando o passo-a-passo da receita:

rabanada 2

rabanada 3

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *