Crumble de Maçã Integral e Sem Açúcar

Os crumbles surgiram na Grã-Bretanha durante a Segunda Guerra Mundial. Devido ao racionamento, não havia ingredientes para as tortas tradicionais, que exigiam muita farinha, gordura e açúcar para a massa. Usavam uma simples mistura de farinha, margarina e açúcar para cobrir a torta. O prato também tornou-se popular devido à sua simplicidade, uma vez que deixava às mulheres mais tempo para fazer outras tarefas (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Crumble )

Essa receita rende um crumble pequeno, que serve cerca de 4 pessoas. Então se for fazer para mais gente dobre as quantidades. Uma dica é trocar a fruta, pode ser feito com amora, pêssego, ameixa, banana. Outra dica é polvilhar açúcar mascavo  sobre a cobertura do crumble, de modo a formar um leve caramelo depois de assado.

crumble 6

  • 4 maçãs
  • 1 colher (chá) de canela em pó
  • 3 colheres (sopa) bem generosas de adoçante culinário (usei Linea)
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 50 g de farinha de trigo
  • 50 g de farinha de trigo integral
  • 30 g de amêndoas sem casca (no final explico como tirar a casca)
  • uma pitada de sal

Descasque as maçãs e pique-as. Em uma panela, misture as maçãs picadas, a canela e 1 colher do adoçante e misture. Leve a panela ao fogo e acrescente 1 colher (sopa) da manteiga e 1 colher do adoçante. Misture e deixe em fogo alto por 7 minutos. Depois despeje em uma forma refratária. Reserve.

Em uma tigela, misture com as mãos o restante da manteiga, as farinhas, as amêndoas moídas no processador, a colher restante do adoçante e a pitada de sal. Mexa até obter uma farofa grossa. Distribua essa farofa sobre a maçã na forma e leve para assar em forno preaquecido médio por 25 minutos. Retire do forno e sirva. Eu gosto de comer quentinha, mas fria também fica uma delícia. Sirva de acordo com o seu gosto, quente ou temperatura ambiente.

crumble 4   crumble 5

crumble 8   crumble 7

** Como tirar pele das amêndoas:

Esquente 1 xícara (chá) de água (essa quantidade de água é para a quantidade de amêndoas da receita) e despeje sobre as amêndoas. Aguarde 15 minutos e escorra a água. Pegue de uma em uma amêndoa e esprema para que ela salte da casca. Cuidado na hora de apertar que ela voa longe. kkkkkkk  Repare na foto abaixo que a casca sai inteira. Depois, em um processador, pique-as para utilizar na receita.

crumble 1   crumble 2

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *