Pão Caseiro

  • 500 g de farinha de trigo
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 25 g de fermento biológico
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 50 g de manteiga temperatura ambiente
  • farinha para polvilhar

Em um recipiente, coloque o fermento, o açúcar, 1 colher (sopa) da farinha e cerca de 50 ml de água morna. Misture até dissolver bem o fermento. Tampe com filme e coloque dentro do forno desligado e deixe até espumar.

Em uma tigela grande, coloque farinha e o sal e forme um buraco no centro onde é colocado o fermento, a manteiga e cerca de 150 ml de água morna (vá colocando a água aos poucos até dar o ponto) e misture. Polvilhe farinha em uma bancada e coloque a massa. Sove por uns 5 minutos, forme uma bola, volte para a vasilha, cubra com filme e coloque no forno desligado novamente e deixe crescer (dobrar o volume).

Retire da tigela e volte para a bancada. Aperte para tirar o gás da massa. Sove novamente. Forme quatro bolas iguais e coloque em uma forma polvilhada com farinha. Cubra com um pano e reserve para que possa duplicar novamente o volume.

Depois de fermentado, com uma faca afiada, faça cortes na superfície para que escape o vapor durante a cocção. Polvilhe farinha por cima dos pães e leve ao forno pré-aquecido a 220ºC por cerca de 40 minutos. Retire, deixe esfriar e corte com uma faca de serra para servir.

pão caseiro 2

pão caseiro 1Com essa massa dá para usar a imaginação, como esse hipopótamo na sopa! O nariz foi feito com azeitona em rodela e os olhos de pimenta (pode trocar por passas).  As crianças (e os adultos) vão amar!!!

pão hipopótamo 1   pão hipopótamo 2

 

Related posts:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *